Tamanho da fonte: Diminui fonte Aumenta fonte
17/mar/2017

HC realiza mutirão de saúde

HC antecipa exames e cirurgias para 218 pacientes

O Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto irá antecipar consultas, exames e cirurgias em um mutirão que será realizado nos dois próximos finais de semana. No total serão realizados 120 exames de densitometria óssea, 18 cirurgias ginecológicas e 80 de catarata. Estes procedimentos serão realizados, neste sábado, 15/03, e próximo dia 25/03.

No estado todo cerca de 150 hospitais estaduais, centros de saúde e AMEs (Ambulatórios Médicos de Especialidades) terão agendas extras para antecipar consultas, exames e cirurgias para seus pacientes. Esses atendimentos, nas mais diversas especialidades, foram previamente programados com as pessoas já inscritas em cada unidade. Cerca de 130 mil pessoas serão atendidas.

A iniciativa também prevê ações preventivas. Todos os AMEs do Estado estarão abertos aos sábados para a população realizar testes de glicemia e medição de pressão arterial, além de palestras e orientações sobre saúde e qualidade de vida. Se nestes exames for detectado algum problema, os pacientes serão orientados para tratamento e acompanhamento. Em outras unidades do estado também serão realizados testes de colesterol e mamografias.

O megamutirão de saúde, organizado pela Secretaria de Estado da Saúde, visa ao mesmo tempo reduzir a espera por atendimento nos diferentes serviços da rede estadual, conforme a demanda e o perfil assistencial de cada unidade, e também incentivar as pessoas a cuidarem da saúde.

"Trata-se de uma ação para agilizar a realização de consultas e procedimentos, além de uma importante iniciativa de promoção e prevenção da saúde para a população paulista", afirma David Uip, secretário de Estado da Saúde de São Paulo.