Tamanho da fonte: Diminui fonte Aumenta fonte
28/jul/2017

Campanha "Julho Verde" no HC

HC participa da Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço

Para chamar atenção para os cuidados e controle do câncer de cabeça e pescoço. O Hospital de Clínicas da Faculdade de Medicina Ribeirão Preto da USP promoveu no  27 de julho, uma atividade especial em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço, no Ambulatório do Laringectomizado (ALAR), unidade 8, do HC Campus.

A abertura foi feita pelo professor Hilton Marcos Alves Ricz da FMRP e coordenador do Ambulatório do Laringectomizado (ALAR), que fez uma explanação sobre o tema.  O evento contou com a apresentação de canto de Antônio Carlos Henrique Gouveia, paciente do Hospital das Clínicas da Ribeirão Preto, que passou pela retirada da laringe e utiliza a traqueostomia e, mesmo assim, canta. A apresentação foi para motivar os pacientes laringectomizados novos que participam do grupo de apoio.

Participaram também do evento alunos da graduação, residentes, médicos, enfermeiros, terapeutas ocupacionais e outros profissionais.

Esta ação faz parte da Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço denominada  "Julho Verde", idealizada e realizada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP), com o objetivo de conscientizar a população quanto aos principais fatores de risco para a doença, o cigarro e o álcool, e a importância do diagnóstico precoce. Quando associado, o consumo dessas substâncias multiplica em até 20 vezes a possibilidade de uma pessoa saudável desenvolver algum tipo de câncer de cabeça e pescoço.