Tamanho da fonte: Diminui fonte Aumenta fonte
29/set/2017

Cirurgia da Mão

Professor Nilton Mazzer é o novo membro da Academia Americana de Cirurgia da Mão - ASSH.


O docente da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP, Prof. Dr. Nilton Mazzer acaba de receber o título de membro internacional da Academia Americana de Cirurgia de Mão -ASSH. A Academia Americana de Cirurgia de Mão reúne os principais cirurgiões de todo mundo. São apenas 172.00 membros e o professor Mazzer agora faz parte deste seleto grupo.


A solenidade de entrega aconteceu no início de setembro em San Francisco. Estiveram presentes os expoentes desta academia, chefes de serviços importantes como Mayo Clinics e Harvard, autores de importantes tratados da cirurgia da mão. Entre eles, o professor David Green do Medical School San Antonio, cujo livro Hand Surgery é adotado para ensino dos residentes da especialidade.

O professor Niltom Mazzer graduou-se em em Medicina pela Universidade Estadual de Londrina (1975). Cumpriu residência médica na especialidade Ortopedia e Traumatologia no Hospital das Clínicas da FMRP-USP no biênio 1976-1977 e obteve o título de Professor Doutor após o cumprimento do Curso de Pós-graduação na Área Ortopedia e Traumatologia dessa mesma Faculdade, em 1983.

Foi docente (Professor Adjunto - I) e Chefe da Disciplina de de Ortopedia e Traumatologia na Universidade Estadual de Londrina de 1982 a 1985). Realizou estágio de pós-doutorado na Itália (Brescia ) no biênio 1985-1986, onde se especializou em Cirurgia da Mão e Microcirurgia .Realizou estágio de pós-doutorado na França no biênio 1989-1990, (Paris - Institut Français de La Main), e em 1990 nos Institut de Recherches Chirurgicales Institut Européen de Biomatériaux Et de Microchirugie e no e no Service de Chirurgie Plastique Et Reconstrutive de L'appareil Locomoteur onde se especializou em Cirurgia da Mão e Microcirurgia.

Atualmente é Professor Titular da Universidade de São Paulo, atua no Serviço de Cirurgia da Mão e do Membro Superior e Microcirurgia do HCFMRP-USP desde 1986 orientando residência médica nessa especialidade desde 1992, participou da formação de mais de 80 médicos nesta especialidade.

Desenvolve pesquisas clínicas e experimentais em áreas correlatas a essa especialidade atuando principalmente nos seguintes temas ligados ao tratamento das lesões dos nervos periféricos, lesões do plexo braquial em adulto e nas lesões obstétricas do plexo braquial. Suas atuais linhas de pesquisa experimentais são a Metodologia experimental na investigação da regeneração dos nervos periféricos: crush injury, sciatic functional index, sciatic nerve of rats.

Foi Chefe do Departamento de Biomecânica, Medicina e Reabilitação do Aparelho Locomotor dessa Faculdade por um mandato de dois anos e atualmente é o Chefe do Serviço de Cirurgia da Mão e Microcirurgia do HCFMRP -USP.