Tamanho da fonte: Diminui fonte Aumenta fonte
10/out/2017

Câncer de mama

O que é ?

É uma doença causada pela multiplicação anormal das células da mama, que formam um tumor maligno. O câncer de mama tem cura, se descoberto no início.

 

É possível descobrir a doença no início?

Sim. Fazendo alguns exames, principalmente o exame clínico das mamas e a mamografia, algumas mulheres devem realizá-los periodicamente, mesmo que não tenham alterações em suas mamas. O diagnóstico precoce aumenta a chance de cura câncer de mama.

 

Quem deve fazer exames periodicamente?

Toda mulher com 40 anos ou mais deve procurar um posto de saúde para ter suas mamas examinadas por um profissional de saúde anualmente. Entre 50 e 69 anos, a mulher também deve fazer uma mamografia a cada dois anos. O risco de câncer de mama aumenta com a idade.

 

O que é o exame clínico das mamas?

É o exame em que o médico ou enfermeiro observa e palpa as mamas de sua paciente na busca de nódulos ou outras alterações.

 

O que é mamografia?

É uma radiografia das mamas, realizada por um equipamento chamado mamógrafo. É feita uma compressão das mamas para visualizar pequenas alterações, o que permite descobrir o câncer de mama em fase inicial.


O que mais a mulher pode fazer para se cuidar?

Não abusar de bebidas alcoólicas, não fumar, alimentar-se bem e praticar atividade que movimente seu corpo podem ajudar na prevenção de várias doenças, inclusive do câncer. Além disso, a amamentação e o controle do peso corporal podem prevenir o câncer de mama. Se a mulher for se submeter à reposição hormonal, é importante que converse com seu médico sobre riscos dessa prática.

 

E o que a mulher pode fazer?

Conhecer o que é normal em suas mamas e ficar atenta para eventuais alterações. Se observar alguma alteração, a mulher deve procurar imediatamente um médico.

 

Como a mulher pode percebera doença?

O câncer de mama pode ser percebido pela mulher como um caroço, acompanhado ou não de dor. A pele da mama pode ficar vermelha ou parecida com uma casca de laranja ou surgirem alterações no bico do peito, o mamilo. Também podem aparecer pequenos caroços na região embaixo dos braços, nas axilas. Lembre-se de que nem sempre essas alterações são sinais de câncer de mama.


O Núcleo de Ensino, Pesquisa e Assistência na Reabilitação de Masctectomizadas (REMA), da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP. Atende mulheres com câncer de mama, objetivando a reabilitação física, emocional, e social.

Informações: www.eerp.usp/rema

http://www.facebook.com/cancerdemamarema

Fonte:  Ministério da Saúde. Instituto Nacional de Câncer.