Tamanho da fonte: Diminui fonte Aumenta fonte
12/set/2011

Álcool durante a gravidez

Síndrome Fetal do Álcool

A Síndrome Fetal do Álcool (SFA) traz graves prejuízos, causados pelo consumo abusivo de álcool durante a gestação. Estudos norte-americanos indicam que é de 2 a 3 casos a cada um mil nascidos vivos nos EUA, números maiores do que os encontrados para outras síndromes como, por exemplo, a Síndrome de Down, que tem um para cada 3 mil nascidos vivos.

Para discutir o assunto, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP) promove esta semana, de 13 a 15, a II Semana de Alerta à Síndrome Fetal do Álcool. Nesta terça-feira, 13, das 10h às 14h, haverá panfletagem na Praça XV, no centro de cidade. E das 7h às 18h, no Hospital das Clínicas-Campus. Na quarta-feira, 14, às 14h, debate sobre o tema com profissionais da saúde, na Câmara Municipal de Ribeirão Preto, Av. Jerônimo Gonçalves, 1200. E na quinta-feira, 15, das 8h às 11h e das 13H às 16h, apresentação sobre a Síndrome Fetal do Álcool, seguida de discussão, no Anfiteatro da Secretaria de Saúde, Rua Prudente de Morais, 457.

Segundo especialistas as características clínicas da SFA são deficiências no desenvolvimento pré e pós-natal, prejuízos ao desenvolvimento neuropsicomotor, como hiperatividade, atrasos no desenvolvimento da linguagem, déficit de atenção, dificuldades de aprendizagem, pobre coordenação motora e uma série de anomalias faciais típicas. É importante sempre lembrar que não há um limite "seguro" de consumo de álcool durante a gestação, por isto recomenda-se a abstinência de álcool durante este período.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone (16) 3904.9474 ou e-mail: paipadt@fmrp.usp.br