Tamanho da fonte: Diminui fonte Aumenta fonte
21/ago/2013

V Jornada Fibrose Cística

Em comemoração ao Dia Nacional de Divulgação da Fibrose Cística, 5 de setembro, profissionais da saúde do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto promovem a V Jornada de Fibrose Cística.

O evento acontece no dia 4 de setembro, das 14 às 16h30h, no Anfiteatro do Bloco Didático da FMRP. A equipe multidisciplinar da Fibrose Cística do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto realizará palestras para familiares, amigos e mães das crianças em tratamento, com intuito de alertar e esclarecer algumas dúvidas relacionadas à doença.


A Fibrose Cística é uma doença genética de herança autossômica recessiva que acomete vários órgãos, principalmente pulmões, pâncreas e glândulas sudoríparas. Apresenta-se com quadros clínicos diversos, que podem surgir desde a infância, ou se apresentando em qualquer idade, até em adultos. O "teste do pezinho", na primeira semana de vida da criança, por exemplo, é uma das formas de diagnóstico da doença. Além dele, exames genéticos e o teste do cloro no suor ajudam a identificar a doença. Apesar de não existir ainda a cura, o tratamento precoce e bem orientado favorece uma melhor qualidade de vida para o paciente.


Segundo a Profª. Dra. Maria Inez Machado Fernandes, coordenadora do Serviço Multiprofissional de Fibrose Cística, os pacientes em tratamento são atendidos por uma equipe composta por médicos: gastroenterologistas, pneumologistas (crianças e adultos)e endocrinologistas, nutricionista, enfermeira, fisioterapeuta, psicóloga e assistente social. O ambulatório funciona às quartas-feiras a partir das 12h30, no corredor 3, da pediatria.


O HCRP, através do Centro de Triagem Neonatal e os Ambulatórios de Triagem de Fibrose Cística e  Multiprofissional  de Fibrose Cística,  é um dos centros brasileiros de referência no diagnóstico e tratamento da Fibrose Cística.