Tamanho da fonte: Diminui fonte Aumenta fonte

Doação de Orgãos

Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto

Sistema Estadual de Transplantes- Regional Interior 
O HCFMRP-USP foi designado para sediar a Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos da Regional 2, do Sistema Estadual de Transplantes - SET, que abrange atualmente 593 municípios do interior do Estado.
O SET recebe notificações de potenciais doadores e coordena a  captação e  distribuição  dos órgãos e tecidos humanos, de doadores cadáveres, nos módulos de transplante de coração, fígado, rim, pulmão, rim-pâncreas,
pâncreas isolado e córnea.
Também cuida da inscrição e  manutenção do cadastro técnico dos potenciais receptores no banco de dados do Sistema.
O Sistema Estadual de Transplante atua junto á Organizações de Procura de Órgãos, Organizações de Procura de Córneas, hospitais públicos e privados, equipes médicas de transplantes, comissões técnicas científicas, unidades de diálise, laboratórios de Imunogenética


Como doar córneas 
Em casos de doações, o familiar deve telefonar para a central de BIP (atendimento 24 horas) 40038200 cód. 4394900, e informar ao plantonista do Banco sobre seu desejo de doar as córneas de seu parente falecido. Nosso funcionário irá atendê-lo prontamente.
Horário de funcionamento ao público: de segunda à sexta-feira, das 7:00 às 19:00 horas.
Informações: (16) 3633-1322 ou 3602-2521.


Como conseguir transplante de córneas 
O paciente que procura atendimento pelo SUS, deve primeiramente encaminhar-se ao Posto de Saúde mais próximo de seu bairro onde passará por uma triagem com um oftalmologista.
Este, após examinar e certificar-se que o paciente necessita de um transplante de córnea, entrará em contato com o Central de Regulação e marcará uma consulta no Hospital Público para um possível transplante de córnea, caso o médico triador deste Hospital certificar-se que existe a necessidade do Transplante.
O médico oftalmologista especializado em transplante cadastrará o paciente na fila única da região para transplante.
No caso do paciente procurar o serviço particular ou de convênio médico este especialista atenderá em seu consultório particular onde fará seu cadastro nesta mesma fila de espera que o paciente do SUS aguarda.
Havendo uma disponibilização do Tecido pelo Banco de Olhos para esta Central de Distribuição CNCDO, o médico será notificado obedecendo rigorosamente a ordem de cadastro pela data de inscrição
 


Espaço de Convivência da UE

Unidade de Emergência inaugura espaço de convivên...

saiba mais

Novembro Laranja

Figura 01

Campanha Nacional de Alerta ao Zumbido

saiba mais