Tamanho da fonte: Diminui fonte Aumenta fonte
14/abr/2016

60 ANOS HCRP

Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo completa, em 2016, 60 anos!!!!

Fundado em 1956, para servir como campo de ensino e pesquisa para a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP (FMRP-USP), o Hospital das Clínicas da Faculdade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCFMRP-USP) completa 60 anos de excelentes serviços prestados à população das regiões de Ribeirão Preto, Franca, Araraquara e Barretos, além de outras regiões do Estado e do país, na atenção à saúde, mas também com relevantes   contribuições ao ensino e à pesquisa, especialmente em parceria com a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP, consolidando-se como um dos mais importantes Hospitais da América Latina.

O HCFMRP-USP, ao longo de sua trajetória, coleciona um elenco de exemplos bem sucedidos. Já nos anos de 1960, foi o primeiro Hospital da América Latina a realizar um transplante de rim com doador cadáver, constituindo-se, atualmente, referência em transplantes de rim, fígado, pâncreas, medula óssea e de córneas, com destaque para a realização do primeiro transplante de células tronco do país, para o tratamento da esclerose múltipla. Além disso, é o pioneiro mundial no tratamento de diabetes mellitus tipo 1, com o uso de células tronco, referência internacional em cirurgia de epilepsia e o primeiro Hospital da rede pública a realizar procedimentos de reprodução assistida.

Desde 1988, mantém vinculação com a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Assistência do HCFMRPUSP (FAEPA) que, por meio de um convênio de cooperação, autorizado pelo Governo do Estado, a partir de 1994, vem permitindo maior flexibilidade e aperfeiçoamento funcional do Hospital, por meio de apoio técnico, administrativo e financeiro, tendo como objetivo principal o aprimoramento da qualidade dos serviços de saúde prestados à sociedade, em consonância com o trinômio baseado no Ensino, Pesquisa e Assistência. 

Atualmente, o Hospital das Clínicas, em parceria com a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto e com a FAEPA, é parte de um Complexo Hospitalar de Atenção Integral à Saúde, composto pela sua Unidades no Campus e pela Unidade de Emergência (UE), referências terciária do SUS,  bem como pelo Centro Regional de Hemoterapia (CRH), Centro de Reabilitação (CER), vinculado à "Rede de Reabilitação Lucy Montoro", Centro Integrado de Reabilitação (CIR), Hospital Estadual de Ribeirão "Prof. Dr. Carlos Eduardo Martinelli" (HERibeirão), Centro de Referência Estadual à Saúde da Mulher de Ribeirão Preto ¿ Mater, Hospital Estadual Américo Brasiliense (HEAB), Centro de Saúde Escola "Joel Domingos Machado (CSE/Cuiabá), Centro Médico Social Comunitário de Vila Lobato, 10 Núcleos de Saúde da Família, 4 Unidades Básicas de Saúde, além do Centro Médico Comunitário de Cássia dos Coqueiros. Oferece 704 vagas de Residência Médica em 63 programas, 11 vagas de Residência Multiprofissional em 8 programas, 82 vagas de aprimoramento em 24 programas de áreas não médicas, além de cursos de especialização, formando profissionais de saúde gabaritados, que contribuem para qualificar a rede de serviços de saúde do país. Recebe pacientes oriundos de quatro Departamentos Regionais de Saúde do Estado, que concentra, cerca de 100 municípios, com uma população de, aproximadamente, 4 milhões de habitantes. O Complexo Hospitalar do qual o HC faz parte conta hoje, com 1077 leitos e realiza, diariamente, cerca de, 2.500 consultas, 60 cirurgias, 90 internações, 6 mil exames laboratoriais, 2 mil exames especializados e 500 exames radiológicos e um quadro de profissionais altamente qualificado, que faz a diferença no atendimento prestado à população.

No decorrer dos seus 60 anos, o Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto vem se consolidando como referência terciária de qualidade em atenção à saúde da população, mantendo a vanguarda na aplicação de  tecnologia de ponta e no desenvolvimento de novos métodos e programas aplicados à Saúde, constituindo-se motivo de orgulho para Ribeirão Preto e Região.

Referência: Jornal Eletrônico do Complexo Acadêmico de Saúde - FMRP - HCFMRP - FAEPA