Tamanho da fonte: Diminui fonte Aumenta fonte
14/abr/2011

Core biopsy da mama

Investigação de tumores em mastologia

Prof. Dr. Hélio Humberto Angotti Carrara, DGO, FMRP USP
Dr. Hermes Prado Jr, CEAPS HCRP USP

Os procedimentos invasivos guiados por ultrassonografia tornaram-se valiosos aliados na investigação de diversas doenças. O câncer de mama é uma delas e pode ser diagnosticado por esta técnica de biópsia. Conheça os principais passos deste procedimento:

Ultra-som 
O médico aproxima o transdutor de ultrassom e insona o parênquima mamário à procura do nódulo suspeito.

Punção 
Após ser localizada o nódulo, o médico faz uma anestesia no local da punção e introduz a agulha, que está acoplada a pistola de punção, através da pele e parênquima mamário e a posiciona um pouco aquém dos limites do nódulo. Todo o procedimento é acompanhado pelo médico na tela do equipamento de ultrassonografia em tempo real.

Disparo 
A agulha de biópsia é composta por duas partes: (1) uma externa que possui um bizel que facilita sua penetração no tecido mamário e (2) outra interna que avança com o disparo efetuado pela pistola e penetra no nódulo. Ao penetrar no nódulo, um fragmento deste se deposita em uma incisura situada próxima à sua ponta. Este fragmento é cortado por um segundo avanço da agulha externa, que o aprisiona dentro da incisura da agulha interna. Todo o processo ocorre em uma fração de segundo. Na animação digital a velocidade foi diminuída com a finalidade de facilitar a compreensão.

Coleta 
O conjunto é retirado e as agulhas são destravadas expondo o fragmento capturado na incisura da agulha interna. Esta amostra do nódulo é que será encaminhada ao médico patologista para sua análise, definindo sua natureza benigna ou maligna. Após este diagnóstico é feito o planejamento do tratamento.

No vídeo, o Prof. Hélio Carrara descreve os principais passos deste procedimento utilizando animação digital produzida pelo Dr. Hermes Prado Jr.

Através da barra inferior, o vídeo pode ser ampliado, os balões com informações podem ser habilitados ou desabilitados, assim como legendas podem ser exibidas em diversas línguas.