Tamanho da fonte: Diminui fonte Aumenta fonte
28/mai/2013

Humanização

Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto

Além de tratar as doenças, também importa para a equipe do Hospital garantir aos seus pacientes conforto emocional e respeito à condição humana.
Aqui são desenvolvidos projetos de humanização hospitalar, oferecendo ao cliente novas perspectivas para tratamento médico

 Centro Integrado de Humanização


O Hospital das Clínicas FMRP-USP, em consonância com as diretrizes do Programa Nacional de Humanização (PNH) do Ministério da Saúde e da Política Estadual de Humanização (PEH), instituiu o Centro Integrado de Humanização(CIH/HC), composto por membros de diversas áreas de atuação no hospital: Serviço de Hotelaria, Centro de Recursos Humanos, Ouvidoria, Centro Interescolar, Qualidade, SAMPS/SESMT, Gerência Geral do Ambulatório, Serviço Social Médico, Arquitetura, Divisão de Enfermagem, e representantes da Unidade de Emergência.

O CIH/HC é responsável por instituir espaços de discussões e trocas de experiências sobre o cotidiano do Hospital; integrar os trabalhos e projetos de humanização que atualmente estão espalhados pelo HC, sensibilizar as pessoas, incentivando-as a consolidar uma rede cooperativa de atuação e comunicação, visando uma cultura de humanização institucional que possa contribuir para a qualidade do atendimento a saúde dos usuários e profissionais que atuam no Hospital.

O CIH também  propicia discussões voltadas ao cuidado, ambiência, hospitalidade, acolhimento, organização no processo de trabalho, valorização do trabalhador, os direitos e deveres dos usuários.

Um olhar de carinho, um gesto solidário, uma palavra de conforto, um sorriso, um ombro. Com essas terapias simples e ao mesmo tempo poderosas, médicos, funcionários e voluntários garantem que, para o HCFMRPUSP, o ponto de partida de cuidados à saúde é sempre o paciente e não a doença.