Tamanho da fonte: Diminui fonte Aumenta fonte
18/jan/2012

Rede de apoio espiritual

Independente de credos, "mensageiros" levam fé, esperança e conforto aos pacientes

A atenção ao aspecto da espiritualidade se torna cada vez mais necessária na prática de assistência à saúde. Cada vez mais a ciência se curva diante da importância da espiritualidade na dimensão do ser humano. E o apoio espiritual ao paciente sempre foi de grande importância dentro do Hospital.

Preocupado com o apoio espiritual que é proporcionado às pessoas doentes internadas em hospitais, casas de apoio, moradias ou mesmo recebendo cuidados no domicílio, representantes de instituições de saúde do município, docentes, alunos graduandos e pós graduandos da USP e representantes de grupos religiosos atuantes em assistência espiritual, formaram a Rede de Apoio Espiritual.

A Rede surgiu a partir das reuniões de religiosos, profissionais da saúde, alunos e professores universitários, membros da Comissão de Apoio Espiritual da Rede de Cuidados Paliativos de Ribeirão Preto e Região. Ela envolve instituições de saúde e os grupos religiosos, de modo a preparar religiosos para estar dentro das instituições prestando apoio espiritual aos enfermos de modo humanizado, ético e em segurança quanto às questões referentes à prevenção de doenças e contaminações.

Com a preparação dos mensageiros, é possível proporcionar apoio espiritual aos doentes, na forma de uma mensagem de fé, esperança e conforto, em condições humanizadas, independente do credo de quem presta ou de quem recebe esse apoio espiritual.

Um manual foi elaborado para auxiliar e dar orientações aos visitadores em como proceder no apoio espiritual, mostrando as questões importantes como o preparo e o entendimento que o mensageiro deve ter nas áreas: da ética, da biossegurança e das questões da legislação em vigor.

Além disso, o mensageiro passou a ser cadastrado e receber um crachá personalizado para entrar na instituição. Também passou a ser exigido do religioso envolvido em visitas hospitalares, o cartão de vacinação atualizado e que um jaleco padrão com o logo do Apoio Espiritual , substituindo as denominações por credo religioso.

Fazem parte da Rede de Apoio Espiritual as instituiçoes de Saúde: Hospital das Clínicas-Campus, Santa casa de Misericórdia, Sociedade Beneficiencia Portuguesa, Hospital de Retaguarda (Lar S. Francisco), SAD, ABRACCIA, HI-Vidas, Casa do Vovô, Lar das Senhoras, além de profissionais da USP. Quanto aos grupos religiosos do município, fazem parte da rede o grupo evangélico agregado através do Conselho de Pastores, o grupo católico, representado pela Pastoral da Saúde e o grupo espírita, representado pela USE e o centro Espírita Batuíra.

A História da Rede

A partir da montagem da Comissão de Apoio Espiritual do Grupo de Cuidados Paliativos em2009, um grupo de trabalho interprofissional composto por representantes de vários seguimentos envolvidos nessa questão, passou a encontrar-se regularmente no Campus da USP para avaliar o apoio espiritual prestado nas visitas de religiosos aos pacientes internados em hospitais e casas de apoio do município.

Nessas reuniões ficou claro que os religiosos, embora muitas vezes bem intencionados, tinham posturas bastante heterogêneas junto aos doentes resultando até em abusos, o que levou alguma das instituições a determinar o impedimento da visita de religiosos, exceto para o religioso solicitado pelo doente ou sua família. Tornou se evidente para os envolvidos nessa comissão a necessidade de preparar os religiosos para se adequar ás normas das instituições, além de cuidados com as atitudes e posturas junto aos doentes, fragilizados pela doença e internação e junto aos profissionais da equipe de assistência ao doente.

O primeiro treinamento de religiosos visou o preparo destes para atuação junto a hospitais e aconteceu em fevereiro de 2010, com a presença de 217 pessoas.

A partir desse primeiro encontro, a comissão começou o preparo de mensageiros para a assistência religiosa em Casas de Apoio, moradias e domicílios.

No segundo semestre de 2010 foi lançado o blog da Rede para ascesso e comunicação rápida de todos em rede.