Tamanho da fonte: Diminui fonte Aumenta fonte
09/mar/2012

8 de março Dia Mundial do Rim

HC comemora o Dia Mundial do Rim com orientações aos pacientes

O Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto em parceria com Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) promoveram no dia 8 de março, uma série de atividades voltadas aos pacientes, familiares e servidores. As ações aconteceram em comemoração ao Dia Mundial do Rim, com o tema "Doe Rim Salve uma Vida".

Durante o período da manhã e tarde, a equipe da Nefrologia do HC formada por médicos, estudantes de medicina e outros profissionais da saúde realizaram panfletagem e orientações de prevenção das doenças renais aos pacientes e funcionários no Ambulatório e no Saguão Principal do HC Campus. Aprimorandos e residentes de psicologia também foram escalados para orientar a população nos 5 núcleos de saúde da zona oeste de Ribeirão Preto.

O objetivo da campanha é conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce na prevenção à Doenças Renal Crônicas (DRC) e chamar atenção das esferas governamentais para o número crescente de pacientes com doenças renais crônicas que necessitam de tratamento por diálise ou de transplante renal.  Atualmente, a DRC é considerada um problema de saúde pública, sendo que em todo o mundo mais de um milhão de pessoas estão em diálise e outros tantos milhões apresentam algum grau de perda de função renal.

De acordo com o último Censo da Sociedade Brasileira de Nefrologia existem mais de 90 mil brasileiros em diálise, sendo 90% em hemodiálise, com um custo anual de dois bilhões de reais. A grande maioria desse tratamento é paga pelo SUS, um número surpreendente porque se considera que quase 20% da população brasileira possuem plano de saúde privado. Na última década, houve um aumento de mais de 100% no número de pacientes em diálise.

As principais causas para as Doenças Renal Crônicas (DRC) são a hipertensão arterial, o diabetes mellitus, sobrepeso, tabagismo, idade acima de 50 anos, história familiar de doença renal e o histórico pessoal de algum tipo de doença renal. Além da verificação regular da pressão arterial e da glicemia, fazem parte das recomendações médicas uma dieta equilibrada e a prática de atividades físicas regularmente. Para quem já é hipertenso ou diabético, a dica é manter o uso regular de medicamentos, com acompanhamento médico e dieta específica.

A campanha em Ribeirão Preto foi organizada pela Sociedade Brasileira de Nefrologia sob a coordenação dos médicos Miguel Moyses Neto, Diretor Regional da Sociedade de Nefrologia do Estado de São Paulo (SONESP) e médico assistente da Divisão de Nefrologia do HCFMRP-USP e Marcio Dantas, Coordenador do Departamento de Nefrologia Clínica da Sociedade Brasileira de Nefrologia e Professor Associado (Livre Docente) da Divisão de Nefrologia da FMRP-USP.