Tamanho da fonte: Diminui fonte Aumenta fonte
19/abr/2012

XIV Semana da Voz do HCRP

Médicos e fonoaudiólogos vão tirar dúvidas da população sobre saúde vocal

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP, o Departamento de Música da FFCLRP e a Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão promovem, de 16 a 25 de abril, a XIV Semana da Voz em Ribeirão Preto.

A programação incluirá atividades educativas, culturais, triagem e atendimento assistencial à população. Essas atividades fazem parte da Semana Nacional da Voz, que acontece em todo o país desde 1999, e que celebrará o Dia Mundial da Voz, comemorado dia 16 de abril.

As pessoas interessadas poderão comparecer nos dias 16 a 19 de abril na Praça XV, das 9 às 17h, para avaliação fonoaudiológica e orientação a respeito da voz.  Aqueles que apresentarem suspeita de doença laringológica serão encaminhados para avaliação médica especializada no Hospital das Clínicas e Hospital Estadual de Ribeirão Preto.

No dia 16 de abril, às 20h, no Espaço Cultural Capela do Câmpus acontecerá a apresentação musical com os alunos do Departamento de Música da FFCLRP em comemoração ao Dia Mundial da Voz. O evento é aberto a qualquer pessoa, principalmente os que usam a voz como instrumento de trabalho.

A campanha tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância dos cuidados da saúde vocal e suas implicações na comunicação. Além disso, outra grande preocupação que está sendo destacada nesta campanha é o câncer de laringe. Atualmente, o Brasil ocupa o segundo lugar no mundo neste tipo de câncer, atrás somente da Espanha. De acordo com a organização do evento, no Brasil são diagnosticados 15 mil casos de câncer de laringe por ano. A estimativa é de que Ribeirão e região tenham 120 casos por ano.

Cerca de 70% da população ativa tem a fala como seu
instrumento de trabalho. Para esses é muito importante seguir hábitos saudáveis e tomar medidas de prevenção a doenças vocais.

A Campanha da Voz em Ribeirão Preto está sendo coordenada pelos docentes do Departamento de Oftalmologia, Otorrinolaringologia e Cirurgia da Cabeça e Pescoço (Aline Wolf, Edwin Tamashiro, Hilton Ricz, Lilian Ricz e Tatiane Jorge) e do Departamento de Música da FFCLRP (Yuka de Almeida Prado), conta com o apoio do Setor de Fonoaudiologia do Hospital das Clínicas da FMRP-USP e Fundação de Apoio ao Ensino e Pesquisa e Assistência do HC (FAEPA).

Fique alerta
Rouquidão persistente por um período maior de 15 dias, associada a outros sintomas (dificuldade para respirar ou engolir), falhas ou ausência de voz, esforço ao falar, voz mais fina ou grossa do que o normal e redução do volume sem um quadro gripal associado, pode representar sinal de problemas. Procure um profissional competente para uma avaliação. Esse alerta é ainda mais urgente no caso de pessoas fumantes.

XIV Semana da Voz do HCFMRP-USP - Abril de 2012

Programação
16 de abril: segunda-feira
- Abertura da Campanha na Praça XV com atendimento ao público - das 9 às 17h
- Cerimônia de Abertura - Espaço Cultural do Campus da USP - 20h


17 de abril: terça-feira
- Atividades na Praça XV com atendimento ao público - das 9 às 17h

18 de abril: quarta-feira
- Atividades na Praça XV com atendimento ao público - das 9 às 17h
- Atendimento dos pacientes selecionados - Setor de Otorrinolaringologia

HC Campus - Ambulatório - Balcão 1 - das 8 às 17h

19 de abril: quinta-feira
- Atividades na Praça XV com atendimento ao público - das 9 às 17h

20 de abril: sexta-feira
- Atendimento de profissionais da voz selecionados (avaliação médica-fonoaudiológica)
Hospital Estadual de Ribeirão Preto - das 7 às 12h e das 13 às 18h

25 de abril: quarta-feira
- Atendimento aos pacientes selecionados - Setor de Otorrinolaringologia
HC Campus - Ambulatório - Balcão 1 - das 13 às 17h

Comissão Organizadora
Profª Drª Aline Wolf
Dr. Daniel Salgado Kupper

Prof. Dr. Edwin Tamashiro
Ms. Fernanda Onofre
Prof. Dr. Hilton Marcos Alves Ricz
Profª Drª Lilian de Aguiar Neto Ricz
Profª Ms. Tatiane Jorge
Profª Drª Yuka de Almeida Prado