Tamanho da fonte: Diminui fonte Aumenta fonte
05/jan/2015

Centro de Reabilitação

Atendimento de alta complexidade abrange reabilitação ortopédica, neurológica, cárdio-pulmonar, reumatológica e órteses e prótese.

Com uma área de 2 mil m², o Instituto de Reabilitação Lucy Montoro atenderá cerca de 6 mil pacientes por ano.O serviço, único do interior do Estado de São Paulo com serviços em reabilitação de alta complexidade, está nascendo com uma nova filosofia de trabalho que é a recuperação de pacientes lesados graves.

A arquitetura versátil e funcional facilita a atuação dos profissionais e a circulação de pacientes com necessidades especiais.
Na entrada do Instituto de Reabilitação Lucy Montoro existe uma sala de espera climatizada com banheiros, fraldário e elevador.

Oito consultórios foram projetados para uso por diferentes profissionais conforme uma grade de horários, otimizando o uso do espaço físico. Outras salas tem uso predominante ou exclusivo por determinadas áreas devido a características técnicas como a fonoaudiologia, a sala de órteses, a sala de testes cardiorespiratórios e posto de enfermagem.

A área de condicionamento físico contendo bicicletas e esteiras ergométricas será utilizada em vários programas, a destacar os que envolvem pacientes com doenças cardíacas e respiratórias
O Instituto de Reabilitação Lucy Montoro também conta com uma piscina aquecida com espaços distintos para atendimento adulto e infantil.

Futuramente, o Instituto de Reabilitação Lucy Montoro implantará o Laboratório de Marcha, que é em um recurso de avaliação informatizado. Sensores colocados nas articulações do paciente refletem no computador os problemas enfrentados no exercício da caminhada.

Uma das dependências tem aspecto de uma minicasa com banheiro e equipamentos adequados para treinamento das atividades diárias de pessoas portadoras de necessidades especiais.

As novas instalações do Instituto de Reabilitação Lucy Montoro também atendem a necessidade dos cursos da FMRP de Fisioterapia e Terapia Ocupacional que se relacionam diretamente com o processo de reabilitação. O Centro serve de suporte de estágio e participação dos alunos de graduação,atuando como complemento na formação destes profissionais.

SITE DO CENTRO DE REABILITAÇÃO: HTTP://WWW.HCRP.FMRP.USP.BR/CER