Tamanho da fonte: Diminui fonte Aumenta fonte
21/jun/2013

HC Criança

Obras de Conclusão do HC Criança já começaram

As obras da etapa final do HC Criança já começaram. O superintendente do HCFMRP-USP, Prof. Dr. Marcos Felipe Silva de Sá e representantes da Construtora TEP (Tecnologia Engenharia e Processos) assinaram o contrato para a conclusão do prédio HC Criança.  O investimento é de R$ 46 milhões, provenientes de recursos do Governo do Estado de São Paulo.
Com 231 leitos, a finalidade do HC Criança é o atendimento especializado de crianças e adolescentes no tratamento de doenças de alta complexidade e partos de alto risco.  A expectativa do hospital é fazer 25 mil atendimentos por ano.
O prédio do HC Criança abrigará enfermarias, Centro Obstétrico, Berçário, Alojamento Conjunto, UTI Neonatal, CTI Pediátrica e CTI Neonatal, além do CIREP (Centro de Cirurgia em Epilepsia) e Apoio Acadêmico. No ambulatório haverá equipamentos de radiodiagnóstico e área para oftalmologia.
Depois de pronto, o HC Criança irá abrir espaços em praticamente todos os andares do HC Campus, que tem enfermarias específicas para crianças ou tem crianças internadas com adultos. O deslocamento das crianças e adolescentes para o novo ambulatório do HC Criança também permitirá uma ampla reorganização dos ambulatórios atuais.

Adequação do Ambulatório de Ortopedia
Com o objetivo de expandir os consultórios e principalmente,  oferecer mais conforto aos pacientes, o atendimento ambulatorial da Ortopedia será transferido para o CER.
A nova área terá 20 consultórios, uma sala de RX, duas salas para aulas e discussão de caso. A sala de espera será ampliada em 90 metros quadrados oferecendo espaço adequado para colocação de macas e cadeiras.
A atual área da Ortopedia, quando desocupada, será utilizada para readequação de outros Ambulatórios.

Central de Material e Esterilização


A Central de Material e Esterilização (CME) será totalmente readequada, permitindo mais conforto, funcionalidade e melhoria no fluxo das atividades.
A nova área ocupará o primeiro andar que abrigará a recepção e lavagem, preparo, desinfecção, esterilização, estocagem e distribuição de materiais, estando de acordo com o projeto físico funcional recomendado pela legislação vigente. O local receberá também uma área nova com uma laje que será construída entre a CME atual e o Laboratório de GO.

Superintendente do HCFMRP fala sobre reinício das obras

Neste mês de maio foram reiniciadas as obras do prédio do HC Criança. A ideia de se criar um espaço para atendimento exclusivo das crianças,  em 2004, veio seguida de uma ampla campanha institucional com a perspectiva da construção de uma estrutura com recursos arrecadados junto à população e empresários de nossa cidade e região.  Não obstante os esforços de vários docentes e servidores, a iniciativa não prosperou na intensidade desejada. Os recursos arrecadados nas diversas campanhas promocionais se mostraram absolutamente insuficientes para uma empreitada de tal envergadura. Em 2010 o governo do estado de São Paulo decidiu apoiar a iniciativa e se comprometeu com o término da obra. Foi aberta uma licitação com o prazo de entrega da obra  previsto para agosto de 2011. Infelizmente, a empreiteira vencedora do processo licitatório não cumpriu o contrato firmado  e este  foi rescindido pelo HCRP em abril de 2011.
Com a rescisão  do contrato o HCRP teve a oportunidade de fazer alguns  ajustes no projeto original.  O novo projeto contemplou uma expansão do Centro de Reabilitação ¿ CER (que ocupa o andar térreo) , possibilitando melhorias nas áreas de atendimento, com a inclusão do serviço de ortopedia e ampliação da oficinas de prótese. Na nova área serão instalados 20 novos consultórios, uma sala de RX  e duas salas para atividades acadêmicas.  Uma grande laje unirá o prédio do HC Criança ao atual prédio do HCRP e sobre ela haverá a expansão da Central de Material e Esterilização do  atual Bloco Cirúrgico.  Também, para melhor entrosamento e racionalização dos espaços, toda a estrutura acadêmica do Departamento de Puericultura e Pediatria,  que hoje ocupa o 7º andar do Bloco B do HCRP,  será transferida para o HC Criança.
No HC Criança serão instalados 231 leitos, com foco especial nos CTIs Neonatal e Pediátrico  e enfermarias para todas as sub-especialidades pediátricas. A maternidade do HCRP, também será transferida para o HC Criança e grande conforto será oferecido às gestantes e parturientes, assim como aos seus acompanhantes e aos profissionais do serviço.
Outra  especialidade que será transferida para o novo prédio será o Centro de Epilepsia ¿ CIREP, que quintuplicará sua capacidade de leitos (dos atuais 5 para 25 leitos).
Com esta nova configuração do projeto, o Governo do Estado de São Paulo investirá R$ 46 milhões e espera-se que esta obra esteja concluída em 2014. Como estrutura de apoio, a administração do HCRP já entregou neste início de ano,  próximo ao HC Criança, um novo estacionamento e em maio   um novo terminal de ônibus com cantina, sanitários, fraldários e área de descanso para os pacientes.
Todo um plano assistencial já está sendo desenvolvido pelo Departamento de Puericultura e Pediatria,   assim como o planejamento dos equipamentos e materiais permanentes a serem adquiridos  e o  quadro de pessoal para atuar no local.
Conforme já aprovado pelo Conselho Deliberativo do HCRP, as  áreas  hoje ocupadas pela Pediatria  no 7º andar e  parte do 8º andar  serão destinadas, após a mudança para  implantação de enfermarias de oncologia clínica e cirúrgica.  Esta é  uma das áreas mais carentes do HCRP.  O câncer é uma das principais causas de morte entre adultos e hoje, pacientes oncológicos já ocupam 20% dos leitos, espalhados nos diversos andares do HCRP. 
Assim, com a construção do HC Criança, o HCRP dará dois passos importantes no seu desenvolvimento, a estruturação  de espaços físicos  específicos de atendimentos para duas áreas sensíveis da medicina moderna: a pediatria e a oncologia