Tamanho da fonte: Diminui fonte Aumenta fonte

Doação de Orgãos

Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto

Sistema Estadual de Transplantes- Regional Interior 
O HCFMRP-USP foi designado para sediar a Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos da Regional 2, do Sistema Estadual de Transplantes - SET, que abrange atualmente 593 municípios do interior do Estado.
O SET recebe notificações de potenciais doadores e coordena a  captação e  distribuição  dos órgãos e tecidos humanos, de doadores cadáveres, nos módulos de transplante de coração, fígado, rim, pulmão, rim-pâncreas,
pâncreas isolado e córnea.
Também cuida da inscrição e  manutenção do cadastro técnico dos potenciais receptores no banco de dados do Sistema.
O Sistema Estadual de Transplante atua junto á Organizações de Procura de Órgãos, Organizações de Procura de Córneas, hospitais públicos e privados, equipes médicas de transplantes, comissões técnicas científicas, unidades de diálise, laboratórios de Imunogenética


Como doar córneas 
Em casos de doações, o familiar deve telefonar para a central de BIP (atendimento 24 horas) 40038200 cód. 4394900, e informar ao plantonista do Banco sobre seu desejo de doar as córneas de seu parente falecido. Nosso funcionário irá atendê-lo prontamente.
Horário de funcionamento ao público: de segunda à sexta-feira, das 7:00 às 19:00 horas.
Informações: (16) 3633-1322 ou 3602-2521.


Como conseguir transplante de córneas 
O paciente que procura atendimento pelo SUS, deve primeiramente encaminhar-se ao Posto de Saúde mais próximo de seu bairro onde passará por uma triagem com um oftalmologista.
Este, após examinar e certificar-se que o paciente necessita de um transplante de córnea, entrará em contato com o Central de Regulação e marcará uma consulta no Hospital Público para um possível transplante de córnea, caso o médico triador deste Hospital certificar-se que existe a necessidade do Transplante.
O médico oftalmologista especializado em transplante cadastrará o paciente na fila única da região para transplante.
No caso do paciente procurar o serviço particular ou de convênio médico este especialista atenderá em seu consultório particular onde fará seu cadastro nesta mesma fila de espera que o paciente do SUS aguarda.
Havendo uma disponibilização do Tecido pelo Banco de Olhos para esta Central de Distribuição CNCDO, o médico será notificado obedecendo rigorosamente a ordem de cadastro pela data de inscrição
 


Posse da diretora da FMRP-USP

Toma posse a primeira diretora da Faculdade de Me...

saiba mais

Controle Infecção Hospitalar

Vídeo aborda as principais indicações e métodos ...

saiba mais